PORTAL DISTRIBUIDORES

Dificuldade em gerenciar as informações dos seus funcionários?

Que o RH é um dos setores mais importantes de qualquer empresa, independente ao porte ou segmento, isso não é fato novo pra ninguém. A questão é que muitos profissionais ainda sofrem com a gestão dos processos deste estratégico departamento, que responde pelo investimento mais sensível de uma organização.

E o maior desafio não é exatamente a quantidade de informações que compõem o histórico trabalhista, ditado por tantas leis e normas regulamentadoras. O problema maior, na opinião dos próprios profissionais de RH, é organizar estas informações a fim de conseguir resgatá-las de forma rápida, fácil e consistente, e a qualquer momento. Nesta hora se percebe a importância de dispor de ferramentas que estejam 100% integradas e concentradas numa única base de dados. Caso contrário, nem mesmo um bom BI conseguirá reunir informações desconectas, mal distribuídas e, por vezes, sequer acessíveis.

Nas empresas de menor porte a Folha de Pagamento normalmente é terceirizada em Escritório Contábil ou BPO, especialmente pelo custo de manter uma profissional que internalize todas as obrigações trabalhistas. De qualquer forma, mesmo terceirizando a Folha, muitas informações precisam ser gerenciadas internamente como, por exemplo, a apuração do Ponto Eletrônico, o controle de EPIs, as ferramentas e indicadores de RH como Cargos e Salários, Competências e Treinamentos, Exames Médicos periódicos, Turn Over, Absenteísmo, etc, que não são possíveis de terceirizar na prática. Até mesmo os laudos e documentações relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho, que normalmente são terceirizados em clínicas especializadas, precisam ser encaminhadas ao e-Social. E não faz qualquer sentido que somente este Bloco de informações seja enviado por terceiros, se todas as demais informações partem diretamente da empresa, na qualidade de contribuinte.

Se reunir estas informações já é uma tarefa desafiadora e desgastante, imagina os riscos decorrentes de mantê-las de forma desorganizada, repetitiva e armazenadas em várias fontes (sistemas, planilhas e/ou controles manuais)? Além do retrabalho, toda e qualquer movimentação (admissões, demissões, afastamentos, troca de horários/escalas, mudança de cargos, etc) necessitam ser processados simultaneamente nas diversas ferramentas, quase sempre provocando inevitáveis divergências.

E como mitigar estes riscos?

Centralizando tudo numa única base de dados, sob o controle de um sistema abrangente e totalmente integrado, preferencialmente num ambiente seguro e de fácil acesso. Melhor ainda quando dispomos de tudo isso numa Plataforma escalonável, que nos dá mobilidade e, ao mesmo tempo, nos dispensa de investimentos onerosos em Servidores e infraestrutura própria.

Além da versatilidade proporcionada por este modelo, temos que levar em conta também outras vantagens como, por exemplo, redundância dos serviços, espelhamento, backups e atualizações automáticas, sem contar um conjunto de ferramentas que garantem a segurança de um ambiente profissional, que se equipara a um centro de processamento de uma instituição financeira. Tudo a um custo muito menor do que manter uma estrutura própria, por mais modesta que seja.

O BMA Gestão de Pessoas oferece este conjunto de recursos, que envolve os principais processos de um DP/RH, e que pode ser aplicado a empresas de qualquer segmento, independente ao número de funcionários e à velocidade do seu crescimento. E se for o caso, nada impede que a operacionalização de alguns processos, como a Folha, continue sendo executada por um terceiro. A diferença é que todas as informações estarão sob a gestão e domínio da empresa, e sempre disponíveis e acessíveis a todos. Pense nisso, viva esta realidade, e economize gerando resultados e tomando decisões inteligentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *